quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Shh!...

Não me falem da política, porque esta política não o é. Não me falem da crise e de crises, porque não é a falar nelas que as vamos superar. Não me falem de amor, nem de ódio, pois são duas palavras que têm uma força esmagadora e que não devem ser pronunciadas em vão. Não me falem do que não conseguem ver, do que não conseguem ouvir ou sentir, falem-me antes do que vêem, ouvem e sentem e vejam, oiçam e sintam. Não me falem nas mudanças climáticas, encontrem soluções para as mesmas. Não me falem na pobreza, nem na fome, acabem com a pobreza e com a fome. Não me falem em informação, porque a informação é filtrada e nunca sabemos todos os ângulos de uma notícia. Não me falem do preto e do branco, falem-me do cinzento. Não me falem no Bem e no Mal, falem-me das pessoas. Não me falem em guerra, mas sim em paz. Não falem em petróleo, investiguem e invistam em alternativas ao petróleo. Não falem sobre educação, eduquem. Não falem do que fizeram, digam o que vão fazer e façam. Não falem sobre a doença, anunciem a cura. Não falem da catástrofe, evitem-na. Não falem sobre o negativismo, sejam positivos. Não falem no que não têm, valorizem o que têm e lutem pelo que vão ter. Não se arrependam, aprendam. Não me falem do que não sabem, ensinem-me o que sabem. [Querem ser patriotas?] Não cantem o hino do vosso clube, cantem o hino português. E não me falem em futebol, porque eu não gosto.

1 comentário:

Renato Rocha disse...

Concordo. Uma das coisas que mais me irrita neste mundo é ver aquelas campanhas do "Vamos Salvar os Meninos em África", mas que no fundo não apresentam resultados. As reportagens tocantes da TVI despertam o suspiro da população, mas no fundo todos acordamos no dia seguinte é a pensar o que vamos comer ao almoço, ou se a Net lá de casa já funciona. Pensar e ter pena não chega, há que fazer por isso. Acho que a nossa geração, pelo menos, será um pouco mais activa em relação a essas coisas. Afinal, somos nós os herdeiros do mundo. Vamos ter muito que varrer e limpar nesta nossa casa planetária.

Beijinhos!