Intento com este blog relacionar diversas obras literárias com a água, no âmbito da disciplina de português. Este irá conter excertos de vários livros, dando especial atenção a’Os Lusíadas, de Camões, e à Mensagem, de Fernando Pessoa. Deste modo, por que não começar por explicar o que se entende por água como símbolo?
Segundo o Dicionário de Símbolos e Imagens Oníricas, podemos separar o simbolismo da água em três vertentes: a água como fonte de vida, como meio de purificação e como meio de regeneração. Portanto, nestes t`rês temas, a água tem uma conotação positiva.
Podemos também associá-la ao nascimento, à fertilidade e ao feminino (mãe), à espiritualidade, ao conhecimento e à origem. Também se relaciona este símbolo às emoções, à felicidade, amor, desejos e sensibilidade. Pode também identificar-se com a intuição, o inconsciente e com a meditação: «o acto de mergulhar no inconsciente».
Em contradição, a água também pode significar a destruição: «a água desmorona e corrói, levando embora até mesmo a mais dura pedra».
Dicionário de símbolos e imagens Oníricas, consultado em: http://www.salves.com.br/dicsimb/dicsimbindex.htm
1 comentário:
Correcção:
"por que não começar"
Enviar um comentário